Limpeza por vapor – tecnologia atual que oferece qualidade e segurança.

Limpeza por vapor – tecnologia atual que oferece qualidade e segurança.

Conceitualmente a limpeza de dispositivos médicos (DM) é definida como a remoção de resíduos orgânicos e inorgânicos da superfície dos instrumentos cirúrgicos e materiais utilizados na assistência à saúde.

Considerada a primeira e mais importante etapa do processamento de DM a limpeza tem como finalidade a remoção das sujidades e consequente a redução da carga microbiana presente nas superfícies dos produtos, contribuindo assim para a eficácia dos processos subsequentes como a desinfecção e esterilização.

As evidências produzidas nos estudos Parada et al.(2009); Tosh et al. (2011) e Bronzatti (2019), demonstraram que a presença de resíduos orgânicos nos instrumentais cirúrgicos após a limpeza e enxague protege os microrganismos dos agentes esterilizantes, fazendo com que estes não sejam eliminados durante a esterilização, podendo assim seremransferidos para os pacientes durante o uso do material, aumentando os riscos para surtos infecciosos,  comprometendo os desfechos esperados para o tratamento e colocando em risco a segurança do paciente.

Para que o processo de limpeza seja eficaz é preciso contar com a aplicação de quatro fatores como: a energia térmica produzida pela água quente ou vapor, a ação química em decorrência do uso de produtos químicos, a ação mecânica produzida pela fricção, pela pressão dos jatos de vapor, jatos e turbilhonamento da água ou pela cavitação como resultado da propagação de ondas ultrassônicas em meio líquido, e por último o tempo de exposição aos três agentes já citados. De acordo com a teoria de Sinner (1959) toda vez que houver a necessidade de suprimir um dos quatro fatores deve-se aumentar a aplicação dos demais como uma forma de compensação. 

Círculo de Sinner Fonte: https://www.detergenzaefficace.com/wp-content/uploads/2020/09/cerchio-520x423.jpg

Para uma limpeza eficaz é preciso vencer as dificuldades para remoção dos diferentes tipos de sujidades como tecidos ósseos, gorduras, sangue e outros fluidos orgânicos e a complexidade do design dos instrumentos.

Para limpar DM com conformação complexa, ou seja, produtos que possuem lúmens, frestas, articulações ranhuras entre outras estruturas, a FAMI Tecnologia Médica dispõe de um sistema de Limpeza por Vapor cuja indicação de uso é a remoção de sujidades fortemente aderidas em superfícies externas e internas das áreas inacessíveis aos artefatos comumente utilizados no processo de limpeza.

O sistema de Limpeza por Vapor é composto por dois equipamentos e seus acessórios:

Steamer – considerado uma tecnologia rápida e eficiente de limpeza que utiliza um jato de vapor sob pressão para promover a fluidificação e o arraste das sujidades das superfícies internas e externas de lúmens e de áreas de difícil acesso em DM que apresentam estruturas simples ou complexas;

Steambox – consiste em um sistema de proteção coletiva que aspira e filtra as gotículas de água com material orgânico produzidas durante a aplicação dos jatos de vapor sobre as superfícies dos materiais antes de eliminá-las para o ambiente, associado também a um sistema de drenagem da água com resíduos de sujidades removidos durante a limpeza.

Escovas – para auxiliar a remoção de sujidade das áreas acessíveis a escovação, o sistema de vapor fluente fornecido pela FAMI Tecnologia Médica é a única tecnologia no mercado que disponibiliza escovas para canulados e superfícies externas.

Steamer e escovas para limpeza de superfície e lúmens com conexão Luer-Lock, e Steambox - Fonte: Acervo FAMI

O Steamer é um equipamento compacto constituído de um recipiente interno que armazena e aquece a água a uma temperatura interna de 160ºC gerando vapor a uma pressão de trabalho de 6 bar, sendo, portanto, considerado um sistema de geração de vapor seguro e eficiente.

O vapor gerado no sistema é conduzido até um aplicador tipo pistola que possui quatro diferentes funções como:  vapor seco, vapor úmido, água quente sob pressão e ar comprimido. O usuário deve selecionar a função e a escova que melhor se adaptar ao DM a ser limpo.

(A) Vapor seco (B) Água quente sob pressão (A+B) Vapor úmido (C) Ar comprimido

Com o objetivo de preservar os componentes internos do sistema de geração de vapor e a vida útil dos DM a FAMI Tecnologia Médica recomenda na sua instrução de uso o abastecimento do reservatório com água destilada, deionizada ou de osmose reversa.

O Steamer é um sistema completo que oferece segurança aos pacientes como resultado de uma limpeza eficaz, e aos profissionais por reduzir as lesões por esforços repetitivos decorrentes dos sucessivos movimentos de fricção para remoção de sujidades fortemente aderidas como resíduos de substâncias gordurosas, tecido ósseo, colas, ceras, cimentos, entre outros.

Para aumentar a eficiência do CME e otimizar o uso do Steamer é importante utilizar um procedimento operacional padrão validado que deve ser seguido por todos os profissionais.

É importante ressaltar que o Steamer é indicado para uso nas etapas de pré-limpeza e limpeza de todos os DM termoresistentes, exceto os instrumentos que contenham fibras óticas, componentes elétricos ou pneumáticos.

Produto Registrado no MS – ANVISA sob o número – 10253640002

 

Referências

  1. Sinner H. Über das Waschen mit Haushaltwaschmaschinen: In welchem Umfange erleichtern Hauchaltwaschmaschinen und-geräte das wäschehaben im Haushalt? Hamburg: Haus+Haim Verlag; 1959.
  2. Parada AS, Grassbaugh JA, DeVine JG, Arrington ED. Instrumentation -specific infection after anterior cruciate ligament reconstruction. Sports Health. 2009;1(6):481-85.
  3. Tosh PK, Disbot M, Duffy JM, Boom ML, Heseltine G, Srinivasan A et al. Outbreak of Pseudomonas aeruginosa surgical site infections after arthroscopic procedures: Texas, 2009. Infect Control Hosp Epidemiol. 2011;32(12):1179-86.
  4. Bronzatti JAG. Avaliação da limpeza e esterilização de cânulas de lipoaspiração após contaminação com gordura, Mycobacteroides abscessus subespécie massiliense e Geobacillus stearothermophilus: estudo experimental [tese]. São Paulo: Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo; 2019.

Autora: Jeane Aparecida Gonzalez Bronzatti PhD, RN

Share this post

Comments (17)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *